Reserve agora
+55 (54) 3286-4004
Reserve agora

Notícias

Prêmio Braztoa de Sustentabilidade

Hotel Bangalôs da Serra ficou com o segundo lugar

  • 20151201122726

28-11-2015

A Braztoa (Associação Brasileira das Operadoras de Turismo) anunciou os ganhadores do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade 2015, cuja cerimônia de premiação aconteceu nesta sexta-feira (27) no Royal Tulip São Conrado, no Rio de Janeiro. Na categoria Meios de Hospedagem, o Hotel Bangalôs da Serra de Gramado ganhou a segunda posição.

"Hotel Bangalôs da Serra: Mais que um negócio, um projeto de vida" promove a diminuição da produção de lixo, redução do consumo de energia, água e óleo diesel, divulgação cultural local através de parcerias com grupos de artesãos e Projeto Pais e Filhos, proporcionando um atendimento diferencial.

Nessa categoria concorreram os seguintes empreendimentos Cambará Eco; Bangalôs da Serra; Fazenda Campo dos Sonhos; Ilha de Mato e Pousada Flutuante Uacari.

Consolidada como uma das mais importantes e representativas entidades do turismo brasileiro, com abrangência nacional, a Braztoa congrega as mais conceituadas empresas do setor.

A premiação foi celebrada durante a Convenção Braztoa 2015, que ocorre em parceria com o Rio Convention & Visitors Bureau. Os jurados avaliaram os cases individualmente, considerando critérios previamente estabelecidos, e suas escolhas foram reunidas pela Eccaplan, que faz a consultoria do Prêmio e foi responsável por agrupar, fazer a contagem dos votos e elencar os cinco mais votados dentro de cada categoria, para que se chegasse aos nomes que vão à final. O resultado veio da apuração do número recorde de 67 inscritos.

  • 20151201122727

Já nas categorias Associados Braztoa disputaram Agaxtur; BWT; CVC; Maktour e TAM Viagens, e na premiação Agências de Viagem, participaram Compadres Turismo; Instituto Mamede; Master Turismo; Vento Sul Turismo e Viviane de Souza Lemes-ME / Flanar Turismo Pedagógico Técnico e Cultural.

Sustentabilidade no Turismo

Na Braztoa, sustentabilidade não é um conceito abstrato - ela é aplicada no cotidiano de nossas atividades e projetos. Braztoa foi pioneiro em internalizar e disseminar a cultura de sustentabilidade para as operadoras de turismo e para os parceiros do setor no Brasil, com base em três pilares: sociocultural, ambiental e econômico.

Em 2011, foi criado o Programa Braztoa de Sustentabilidade (PBS), com o objetivo de transportar os conceitos do tripé definido pela associação – sociocultural, ambiental e econômico – para ações práticas que permitissem às empresas incorporar os benefícios da Sustentabilidade à sua gestão.

Uma ação de grande destaque no Programa é o Prêmio Braztoa de Sustentabilidade, que teve sua primeira edição em dezembro de 2012: uma iniciativa inédita para reconhecer as melhores práticas do mercado, contribuindo para a promoção do desenvolvimento sustentável do turismo brasileiro. As empresas finalistas do Prêmio Braztoa de Sustentabilidade passaram por um criterioso processo de avaliação e pela análise da seguinte comissão julgadora:

  • Organização Mundial do Turismo (OMT)
  • Aliança Global para o Turismo Sustentável (UNEP / ONU)
  • Rainforest Alliance
  • Panrotas
  • Mercado e Eventos
  • Brasilturis
  • Travelife
  • Travelport
  • Ifaseg Seguros
  • PricewaterhouseCoopers
  • Programa Caminhos Alternativos (da Rádio CBN)
  • SOS Mata Atlântica.

As diretrizes do Turismo Sustentável defendidas pela Braztoa são: Respeitar a legislação vigente, Garantir os direitos das populações locais, Conservar o ambiente natural e sua biodiversidade, Considerar o patrimônio cultural e valores locais, Estimular o desenvolvimento social e econômico dos destinos turísticos, Garantir a qualidade dos produtos, processos e atitudes, Estabelecer o planejamento e a gestão responsáveis.

DOCUMENTOS SOBRE TURISMO SUSTENTÁVEL: http://braztoa.com.br/publicacoes/

FONTE: Braztoa.

Fechar